Blog Oficial

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Se você tem retenção de líquidos, veja o que fazer para aliviar este transtorno

Quem sofre com o problema, sabe como incomoda – afinal, um dos principais sintomas é o inchaço. Estamos falando da retenção hídrica, que acontece quando o organismo deixa de eliminar os líquidos ingeridos e passa a acumulá-los entre as células.

"O corpo apresenta mecanismos sofisticados e complexos para manter o equilíbrio de líquidos – até porque mais de 2/3 dele é composto de água. Ocorre que, por diversos fatores, este sistema deixa de funcionar adequadamente e a água sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo, provocando o edema”, explica Carolina Mantelli Borges, endocrinologista da Clínica de Especialidades Integrada, pós-graduada em metabologia, medicina legal e perícias médicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Os locais mais suscetíveis ao edema são pernas, tornozelos, pés, mãos, barriga e costas – nas pessoas que ficam deitadas muito tempo. “Quando permanecemos horas seguidas em pé ou sentados, os membros inferiores sofrem, especialmente no fim do dia”, diz a nutricionista. Importante: é possível adquirir, por este acúmulo de líquido, até 2 kg no período de 24 horas.

Está na dúvida se sofre ou não com a disfunção? Faça o teste: pressione, com os dedos, algumas áreas como pernas e pés, e observe se forma um sulco ou depressão. Perceba, ainda, se seus pés incham muito a ponto de sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia, ou se amanhece com pálpebras ou rosto inchado.

Causas

A lista de causas é extensa. O problema pode aparecer por variações de pressão sanguínea, quantidade de proteínas no sangue, ação da força da gravidade, reação às altas temperaturas, problemas vasculares e circulatórios, doenças na tireoide, reações inflamatórias, ingestão de remédios como anti-hipertensivos, alterações renais, cardíacas ou hepáticas e ingestão excessiva de sal.

Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética, em São Paulo, com curso de massoterapeuta pelo Senac, salienta que, além da alimentação inadequada – com embutidos, conservas, salgadinhos e azeitona, por exemplo –, o excesso de peso contribui para piorar o quadro porque dificulta a circulação do sangue.

"O ideal é priorizar um menu equilibrado com frutas, verduras e legumes, sem exagero de sal e açúcar. E, claro, fazer exercícios regulares, pois o sedentarismo é outro fator agravante.”

Atenção: é imprescindível consultar um médico para identificar a causa. “As razões mais frequentes são as hormonais – em decorrência dos hormônios femininos e da tireoide. Porém, outros distúrbios podem estar por trás, como os cardíacos: a falência do coração faz com que o mesmo não tenha força para ajudar no retorno dos líquidos da periferia – mãos e pernas –, ocasionando o edema nos mesmos”, ressalta o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento de laser. O mau funcionamento dos rins é outro fator de risco, assim como desordens linfáticas e venosas.

Problema de mulher?

Em relação à tendência, Carolina Borges diz que mulheres têm mais propensão por causa das questões hormonais: na fase pré-menstrual, é comum o problema aparecer pelas oscilações nos níveis de estrógeno e progesterona.

O diagnóstico se baseia na avaliação do quadro clínico e não raro incluirá o pedido de exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas. Estudos cardíaco, hepático, renal, imunológico e tireoidiano igualmente podem ser necessários, assim como a análise das veias e artérias próximas ao local mais afetado.


1 Quem faz regimes extremamente restritivos, e por longos períodos, pode acabar retendo mais líquidos. "Isso acontece porque o organismo não terá quantidade suficiente de proteínas no sangue para remover o excesso de água dos tecidos", explica Carolina Borges.



2 É possível fazer tratamentos médicos e estéticos para combater a retenção de líquidos, dependendo da situação, para resolver e minimizar o problema. E, ainda, melhorar a alimentação e praticar exercícios físicos que auxiliam.

3 "O sal ingerido em exagero ocasiona um desequilíbrio entre os eletrólitos e a água do organismo, além de atuar na deterioração das funções dos rins", diz Ary Elwing. "Porém, é importante deixar claro que a retenção de líquidos pode estar ligada a inúmeros problemas de saúde e, dessa forma, não devemos associá-la somente ao sal", destaca Carolina Mantelli Borges. E, em se tratando do sal, o principal vilão é o sódio nele presente: naturalmente osmótico, retém água.

4 O sal deve ser retirado da mesa como medida preventiva, mas não radical, uma vez que o cloreto de sódio é um mineral indispensável para o funcionamento das células. "Além do mais, de nada adianta cortar o sal do cardápio e continuar consumindo produtos ricos em sódio", salienta a endocrinologista. A medida mais recomendada, e ponderada, é não acrescentar o componente às refeições prontas de restaurantes, evitar ao máximo alimentos industrializados e embutidos com sódio e regular a quantidade no preparo da comida feita em casa.


 5 Convém evitar refrigerantes, especialmente as versões light e diet que contêm mais sódio. Por outro lado, o consumo de determinados chás ajuda a combater o excesso de líquidos. Vale usar os naturalmente diuréticos, como de hortelã e cavalinha. "Se a pessoa não for hipertensa, pode abusar dos ricos em cafeína, que estimulam a vontade de urinar com mais frequência, colaborando para a eliminação de líquido e toxinas e reduzindo o inchaço. Os mais recomendados neste caso são chá branco, chá verde, cabelo de milho, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão", diz Carolina Borges.

6   Caso o indivíduo não apresente nenhum problema de saúde associado à retenção de líquidos, e tiver somente um inchaço decorrente de maus hábitos alimentares, há uma série de medidas que podem ser tomadas. Como, por exemplo, acrescentar mais frutas e hortaliças, que facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais capazes de evitar a retenção. Alguns itens diminuem o inchaço: pepino, abobrinha, abacaxi, pêra, morango, alface e melancia, por apresentarem grande quantidade de água; melão, aspargos, agrião, rúcula e almeirão, diuréticos naturais; banana, laranja, manga e tomate, ricos em potássio. O que mais? Ficar longe de condimentos (como ketchup e mostarda), refrigerantes (ricos em sódio), enlatados (milho, palmito, ervilha), industrializados (sopas e caldos prontos, que exigem mais água para serem absorvidos), embutidos, bebidas alcoólicas. "Tais medidas não dispensam a consulta a um médico para descobrir os reais motivos da disfunção", salienta a endocrinologista.

7   Suspender as pernas facilitará a circulação sanguínea dos membros inferiores. "O retorno venoso e linfático será beneficiado, diminuindo a ação da gravidade", assegura o angiologista Ary Elwing. O ideal é que as pernas fiquem em um nível mais elevado do que o restante do corpo.


8 "O líquido compõe parte do nosso peso", argumenta a nutricionista Thabata Martins. "Embora varie de pessoa para pessoa, a retenção pode levar a um aumento do ponteiro da balança de 2 kg a 3 kg em média", diz Carolina Borges.

9 O inchaço pode ocorrer no corpo todo, dependendo da causa do acúmulo liquído. "Quando ela é renal, o edema é maior na face", informa Ary Elwing. Carolina Borges insiste que o médico deve ser consultado. "Tem que saber qual problema de saúde está por trás do quadro. O profissional capacitado fará todas as perguntas necessárias e pedirá os exames adequados para chegar ao diagnóstico"

10 A endocrinologista Carolina Borges sustenta que, tonificando os músculos da perna, você já estará auxiliando a circulação sanguínea e a drenagem dos líquidos retidos. "Para isso, basta andar em ritmo acelerado por 30 a 45 minutos todos os dias. Caminhar, correr e andar de bicicleta são as atividades ideais". Importante lembrar que o excesso de peso e a gordura são inimigos da circulação, e praticando exercícios você estará reduzindo seu peso corporal. "Mas é bom deixar claro que, em alguns casos, como diante de males cardíacos, a atividade física pode ser prejudicial. Por isso, o médico deve ser consultado sempre para saber qual a causa da retenção de líquidos", adverte Ary Elwing.


Neste tipo de massagem, o paciente fica deitado, enquanto o fisioterapeuta realiza movimentos suaves para estimular a drenagem através do sistema linfático. "Além de ativar a circulação, a técnica desentope os gânglios principalmente em pontos como pescoço, axilas, virilha e parte de trás dos joelhos", diz Carolina Borges, salientando que a massagem não representa a cura e nem evitará que o problema aconteça. Alerta: a drenagem linfática é contraindicada para quem tem varizes, disfunções renais e de coagulação do sangue, quadros infecciosos, tromboses e tumores.




11 "Emagrecer significa reduzir o excesso de gordura no corpo, e isso a drenagem linfática não faz", diz Thabata Martins. O procedimento, explica Carolina Borges, pode dar a falsa impressão de redução de medidas, já que está drenando e fazendo os líquidos serem eliminados. "Líquidos, e não gordura". O método, no entanto, traz benefícios: melhora da oxigenação celular, atenuação da celulite, incremento da função intestinal e da circulação sanguínea e redução do inchaço.


12 Os líquidos saem de dentro das células e migram para a parte externa, provocando alterações estéticas como a celulite. Além da drenagem linfática, que ajuda a combater o problema, alguns procedimentos são potentes para atacar não só a retenção de líquido como também a temida dupla celulite e gordura. Exemplos: manthus, um ultrassom que faz com que a gordura, que está dentro das células, se transforme em pequenas partículas e caia na circulação linfática, para depois ser eliminada por meio do suor ou da urina; e bandagem de talassoterapia com manta térmica e crioterapia, que promove um choque térmico no organismo para incrementar a circulação e a troca de líquidos.


13 "O problema circulatório é uma das causas, mas não a única da retenção", defende Ary Elwing. "Cada caso é um caso. Não podemos afirmar se é ou não determinado problema sem analisar o que esta acontecendo com aquele organismo e seu histórico. Qualquer inchaço apresenta uma causa que deve ser tratada e investigada adequadamente. O fator desencadeante pode ser desde problemas circulatórios, cardíacos, renais, hepáticos e hormonais até disfunções da tireoide, entre outros", completa Carolina Borges.

14 Mesmo no caso de um inchaço assimétrico leve é preciso atenção. A trombose se caracteriza pela formação de um coágulo sanguíneo em uma veia profunda. Em geral, afeta com maior frequência as veias da perna e da coxa, mas pode acontecer em outras partes do corpo. Os sintomas incluem inchaço, dor ou sensibilidade, aumento da temperatura local, pele avermelhada ou sem coloração. "É importante ressaltar, entretanto, que nem todo mundo com quadro de trombose terá sintomas característicos ou perceptíveis. Outra condição relacionada acontece quando o coágulo se quebra e viaja, através da corrente sanguínea, até o pulmão, bloqueando o fluxo sanguíneo. Tal condição é chamada de embolia pulmonar e determina uma condição médica bem séria, grave e que requer auxílio médico imediato. Entre os principais sinais, podemos citar falta de ar, tossir sangue e dor ao respirar profundamente", diz Carolina Mantelli Borges. Ary Elwing adverte que é imprescindível procurar um angiologista o mais rápido possível para diagnosticar e tratar.

15 Se aparecer inchaço no corpo depois do uso de um remédio novo, pode ser efeito colateral ou reação alérgica em decorrência do medicamento, algum tipo de alimento ou substância. "Convém procurar o médico imediatamente", aconselha a endocrinologista.

16 Diferenciar inchaço de gordura é simples e qualquer um pode fazer. Basta pressionar com o dedo indicador a região da canela por cinco segundos: caso forme uma depressão, sinal positivo para a retenção. "Não raro, ela serve como desculpa para camuflar alguns quilos a mais de gordura na balança. Mas não cola: embora o acúmulo hídrico possa aumentar 2 kg a 3 kg, ele é passageiro".


17 "Os medicamentos diuréticos vão induzir à perda forçada de água, uma eliminação artificial, causando desidratação celular e a falsa impressão de redução do inchaço. Isso poderá acarretar câimbras, dores e fraquezas nas pernas", ressalta a endocrinologista.



18 Aumentar a ingestão de líquidos é uma das recomendações para quem sofre com inchaços, já que melhora o funcionamento do organismo como um todo e leva a pessoa a urinar mais, mandando embora toxinas e líquidos acumulados. "Quem pensa que irá favorecer a retenção está completamente enganado. A água é um dos principais meios para acabar com este problema hídrico, pois irá estimular o trabalho dos rins e consequentemente a eliminação dos excessos", diz Carolina Borges, acrescentando que apenas durante as refeições é bom diminuir a ingestão, para não atrapalhar o processo digestivo. Detalhe: quem gosta de chope e tem tendência ao problema, é bom ficar atento, pois a bebida contém muito sódio.


19 Thabata Martins recomenda evitar produtos que contenham corante. Já Carolina Borges sugere: "Nas embalagens, fique atento às palavras sódio, glutamato monossódico, acidulantes, antioxidantes, aromatizantes e estabilizantes". Tais substâncias estão presentes principalmente em enlatados, salgados gordurosos e embutidos (toucinho, costela, salame, mortadela, presunto, carne seca, linguiça, salsicha, bacon, bacalhau), salgadinhos de padaria e industrializados, molhos e temperos prontos e concentrados (mostarda, maionese, catchup, molho inglês, caldo de carne em cubos, extrato de tomate, molho de soja) e aperitivos como amendoim salgado, azeitonas e castanhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário