Blog Oficial

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Profecia, História e Arrebatamento!

Profecia, História e Arrebatamento!
.
Os capítulos 2 e 3 do livro de Apocalipse registram sete cartas que Jesus manda João escrever e enviar para sete igrejas localizadas na Ásia menor, região esta, que atualmente é uma parte da Turquia. Essas cartas, embora sejam literais e tenham sido enviadas para sete igrejas literais em sete cidades literais; são também uma PROFECIA DE DUPLA REFERÊNCIA, pois cada uma dessas igrejas representa um período histórico que o Cristianismo viveu, tem vivido, sendo o último deles ainda futuro. 
.
A forma com que todos esses períodos se cumpriram exatamente como foram profetizados e na mesma ordem que foram relatados, juntamente com o prenúncio de um cumprimento pleno do último período que ainda é futuro, nos comprova que esta linha de interpretação profética é realmente correta. Observe abaixo cada uma das sete igrejas descritas nas sete cartas, e o período que cada uma representa:
.
1) ÉFESO: A Igreja Primitiva
.
Essa igreja corresponde ao período dos apóstolos que se deu no século I. Era uma igreja muito preocupada em ensinar e manter o ensino biblicamente correto, ensino este que estava sendo constantemente deturpado por seitas que se levantavam dizendo serem cristãos, mas ensinavam heresias. Porém a Igreja estava se afastando do amor pelas vidas. A recomendação do Senhor Jesus foi: volte ao primeiro amor! 
.
2) ESMIRNA: A Igreja Perseguida e Martirizada
.
Profeticamente esta igreja corresponde ao período desde o início do século II, até o início do século IV em 313 d.C. Nesse período, os cristãos sofreram grande perseguição pelos governantes romanos e muitos deles foram martirizados com mortes horríveis. Por isso as palavras de consolo do Senhor Jesus foram que Ele também foi morto, mas ressuscitou, e aqueles que permanecerem fiéis até o fim, também receberão a vida eterna. O período terminou com o edito de tolerância de Milão, assinado por Constantino no ano 313. 
.
3) PÉRGAMO: Ascensão do Catolicismo Romano
.
Profeticamente essa igreja corresponde ao período da ascensão do catolicismo romano que se deu do século IV ao século VI. Jesus Cristo fala que esta igreja está habitando onde reside o trono de Satanás, isso é uma referência a Roma, pois essa cidade era o centro de todo o paganismo e idolatria da época. Para esta igreja Jesus disse que ainda eram fiéis, mas que estavam começando a se contaminar com idolatria e imoralidade. 
Era exatamente o que estava acontecendo com o cristianismo nessa época. Ao se unir com o estado romano, a igreja começou a incorporar todo o tipo de paganismo devido à atuação dos falsos cristãos, pessoas não convertidas que se tornaram cristãos a força, por decreto imperial.
.
4) TIATIRA: Catolicismo Medieval
.
Esta igreja representa o período que vai do século VI ao XV, ou seja, a idade média. Jesus diz para esta igreja que suas boas obras eram maiores que as das anteriores. Porém também diz que esta igreja estava totalmente contaminada com idolatria. 
Essa é a descrição perfeita da igreja medieval, uma igreja idólatra e paganizada, que se esforça para fazer boas obras com o objetivo de tentar se salvar por meio delas, mas se esquece de Cristo, de Sua obra redentora e de Seus ensinamentos.
.
5) SARDES: Igreja da reforma protestante
.
A igreja de Sardes corresponde ao período que vai do século XVI ao início do século XVIII. Nessa época a pregação do evangelho bíblico e verdadeiro por meio dos reformadores, começou a tirar a sociedade do período de trevas que durou toda idade média. Jesus diz a esta igreja que ela tem fama de viva, mas que ainda está morta e que suas obras ainda não eram perfeitas aos olhos de Deus. 
Isso se encaixa muito bem com a reforma protestante, pois os reformadores tinham fama de estarem trazendo de volta o cristianismo santo e puro, mas na verdade, ainda carregavam muitas doutrinas erradas do catolicismo medieval, doutrinas estas dos quais precisavam se libertar para serem verdadeiramente vivos.
.
6) FILADÉLFIA: Igreja do avivamento missionário
.
A igreja de Filadélfia corresponde ao período que começou no século XVIII e se estende até os nossos dias. Esse período é caracterizado pela estruturação das sociedades bíblicas mundiais e pela grande expansão missionária que está levando a pregação do evangelho a todos os países do mundo. É por esse motivo que Jesus disse para essa igreja que ele abriu pra ela uma porta que ninguém pode fechar. 
Isso confere perfeitamente com a característica do cristianismo nesse período, o qual está alcançando todas as pessoas em todos os países do mundo. Nesse período o aumento do estudo bíblico sério gerou o maior avivamento desde o período dos apóstolos.
.
7) LAODICÉIA: Igreja apóstata do período tribulacional
.
O período dessa igreja é ainda futuro, porém já estamos vivendo o período de transição que encerra a era de Filadélfia e dá início a era de Laodicéia, ou seja, esse período vai começar plenamente a qualquer momento. A característica principal da igreja desse período é que ela é morna, ou seja, ela mistura as coisas de Deus com as coisas do mundo. 
.
Por isso o próprio Senhor Jesus disse que vai vomita-la (pôr pra fora de seu corpo) porque ela é uma igreja apóstata. Jesus também diz para essa igreja que ela se considera rica e poderosa porque possui muitos bens materiais, mas que na verdade, ela é miserável, pobre, cega e nua espiritualmente. Porém nesse período haverá um pequeno remanescente que ainda é sincero. A estes, Jesus faz o convite para que abram as portas de seus corações e deixem Ele entrar.
Outro ponto bastante interessante é o fato de que a posição geográfica dessas cidades formam um círculo que gira em sentido horário, exatamente como um relógio. Na contagem de horas judaica, a transição de períodos se dá ao anoitecer (18:00h) e ao amanhecer (06:00h) e não a meia-noite e ao meio dia como na nossa contagem. Por isso, o que pra nós é 7:00h da manhã, os judeus chamam de primeira hora, 8:00h é a segunda hora, e assim por diante.
.
Se você fizer uma analogia com a posição geográfica das sete cidades, verá que a primeira, ou seja, Éfeso, está no lugar que representa, a primeira hora (07:00h), e esse relógio vai correndo, até que chega em Laodicéia que corresponde a posição da décima primeira hora (17:00) quando já está prestes a escurecer. Essa analogia da posição geográfica corrobora a idéia de que essas igrejas representam toda era da igreja, que profeticamente, aos olhos de Deus representa um dia, ou seja, uma era. Essas trevas que se aproximam com a chegada de Laodicéia podem ser interpretadas como sendo a chegada do período tribulacional, pois a própria Bíblia afirma que este é um período de trevas.
.
Agora que você já entendeu perfeitamente a PROFECIA DAS SETE IGREJAS, vamos analisar os fatos. O período que estamos vivendo atualmente corresponde ao encerramento da igreja de Filadélfia, já em transição para o período de Laodicéia. Agora observe qual é a promessa que Cristo faz para a igreja de nossos dias (Filadélfia) nos revelando como será o término dela:
.
“Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra”. (Ap 3.10)
.
É óbvio que esta hora da provação que virá sobre todo o mundo é o período tribulacional. Sendo assim, Jesus prometeu que os cristãos de nossa era serão guardados da hora da provação, ou seja, serão retirados para fora dela. Isso é uma referência clara ao ARREBATAMENTO DA IGREJA. 
.
Alguns tentam argumentar dizendo que Cristo está afirmando que protegerá sua igreja em meio à tribulação. Mas essa interpretação está gramaticalmente errada, pois se a intenção fosse transmitir essa idéia, Jesus diria que vai guardar na hora da provação. 
Sendo que ele disse que vai guardar da hora da provação, significa que os cristãos serão livrados do próprio momento da tribulação, ou seja, não presenciarão ele, estarão fora dele. A única forma de realizar isso é através do ARREBATAMENTO. 
.
A justiça de Deus exige que Ele retire os santos antes do julgamento, para que Seus juízos não caiam sobre justos e injustos ao mesmo tempo. A história de Ló (Gn 19.1-29) nos mostra um exemplo claro disso. Antes de destruir Sodoma e Gomorra, Deus retirou todos os justos dali, em alguns casos até mesmo arrebatando, ou seja, tirando a força (Gn 19.15-16) para punir somente os ímpios. Deus não muda (Tg 1.17) por isso, se Ele fez assim no passado, fará da mesma forma no futuro, arrebatando a sua igreja antes de derramar a punição divina.
.
A Graça e o Amor de Deus; a Justiça, a Paz e a Liberdade no Senhor Jesus Cristo; a Instrução, a Alegria e a Consolação do Espírito Santo nos bastam!
.
Fiquem na Paz!!!

Por: Gilberto Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário