Blog Oficial

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O que é o pecado ?


O que é o pecado ?



O que é pecado? pecado é a transgressão da lei de Deus, é iniqüidade, demodo que todo aquele que peca torna-se transgressor da lei, réu segundo a sua justiça e merecedor da punição divina.



Deus Queria um Relacionamento Especial com os Homens


Desde o princípio, um fato fundamental tem governado a relação do homem com Deus: o homem que faz bem será aceito por Deus (Gênesis 4:7). Alguns homens faziam bem, e andavam em comunhão com Deus. Enoque andou com Deus e foi poupado do sofrimento da morte(Gênesis 5:22-24). Noé andou com Deus e foi poupado do dilúvio que destruiu os homens maus (Gênesis 6:9). Abraão se mostrou fiel, e foi escolhido por Deus para ser o pai de uma nação especial (Gênesis 12:1-3). Deus separou os descendentes de Abraão e lhes deu instruções especiais para que fossem um povo santo (Levítico 11:44-45). Esta relação especial dependia da obediência do povo.“O SENHOR te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos”(Deuteronômio 28:9).
Davi bem expressou a base da comunhão entre Deus e o homem: “A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”(Salmo 25:14).

O Pecado Criou uma Barreira 

O pecado do homem o separa de Deus. Quando o primeiro casal pecou, foi expulso do jardim, onde Deus andava (Gênesis 3:23; 2:17; 3:8).Isaías viu este problema em relação ao povo de Israel: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1-2).




O Pecado, a Morte e o Sangue 


O pecado traz a morte: “porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Junto com este fato, devemos compreender o papel do sangue na remissão dos pecados. Quando Deus deu permissão para os homens comerem a carne de animais, ele não lhes deu o sangue como alimento. Ele disse: “Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis” (Gênesis 9:4). O sangue está ligado à vida, e o derramamento de sangue está ligado à morte e, por isso, ao pecado.
O pecado traz o derramamento de sangue. Quando Adão e Eva pecaram, Deus matou animais para “cobrir” a vergonha do casal culpado (Gênesis 3:21). Na época dos patriarcas, os servos de Deus faziam sacrifícios de animais pelo pecado (Jó 1:5; 42:8). Sob a lei dada ao povo no monte Sinai, os israelitas faziam sacrifícios que incluíam o derramamento de sangue(Levítico 6:30; etc.). Os sacrifícios do Antigo Testamento foram necessários, porém ineficazes (Hebreus 10:3-4). O sangue de animais não foi suficiente para perdoar os pecados dos homens.
O Antigo Testamento diagnosticou o problema – o pecado – mas não trouxe o remédio. Qualquer pessoa doente que procura a ajuda de um médico quer duas coisas:  o diagnóstico e  o remédio. O Velho Testamento só responde à primeira necessidade, mostrando claramente o problema do pecado. Paulo disse: “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus.... pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Romanos 3:19-20).
A segunda necessidade, o remédio, encontra-se na Nova Aliança que nos fala sobre o sangue de Jesus Cristo. “Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem” (Gálatas 3:22; cf. Hebreus 9:28).

Existe pecado leve e grave?


Sei que muitos vão discordar mas sim existe, porém quero deixar claro que todo pecado separa o homem de Deus, mas logicamente pecar em pensamento é uma transgressão menor do que cometer o ato, abaixo irei declarar a diferença entre as praticas pecaminosas.

 O furto: Se alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas 
Êxodo 22:1 

"O ladrão não pagava com sua vida segundo a escritura, ele deveria restituir muito além do que roubou.
Entretanto, aqueles que amaldiçoavam seus pais ou batiam deveria ser morto.
 "


O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto. 
Êxodo 21:15
E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto.
Êxodo 21:17


" Claramente vemos que ferir os pais se tratava de algo pior do que o furto, pois levava a morte, assim como o adultério, o assassinato e a falsa testemunha.
Abaixo vemos um exemplo da lei de talião."

Quando também alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito:
Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.
Quem, pois, matar um animal, restitui-lo-á, mas quem matar um homem será morto. 
Levítico 24:19-21 

"Ferir o próximo é pecado? É claro que é, mas não levava a morte, mas o transgressor pagava por aquele ato.
No novo testamento também vemos que D-us faz diferença de pecado para pecado, quando fala do pecado que não há perdão, a blasfêmia contra o Espírito Santo."

 E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.Mateus 12:32

E finalizando esse assunto ressalto que onde há pecado, há morte, nenhuma transgressão por menor que seja, passará em branco perante o Juiz, demodo que naquele dia se vc não estiver batizado em Cristo, e em sua morte, sobre ti continua a ira de Deus, e para ter parte com Cristo não basta crêr, mas sua vida deve refletir o que os versículos abaixo dizem.


Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
Romanos 6:1-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário